Está a tomar…? - Rúbricas

Está a tomar um medicamento genérico. Pode confiar na sua qualidade?
Está a tomar…? - Rúbricas -  1
Está a tomar…? Cristina Sales
O medicamento genérico deve ter a mesma substância ativa e na mesma quantidade que o medicamento de referência e deve permitir que a substancia ativa exista no corpo na mesma quantidade que com o medicamento de referencia.

Mas a fraude existe. O sistema é de registo e distribuição de medicamentos genéricos tem vulnerabilidades.

As autoridades de farmacovigilância pedem a colaboração ativa de todos os cidadãos na denúncia de suspeitas que permitam uma fiscalização rápida e eficaz de defesa da saúde pública.

  Continuar a ler
Se está a tomar Omeprazol ou outro inibidor da bomba de protões...
Está a tomar…? - Rúbricas -  2
Está a tomar…? Cristina Sales
O Omeprazol, como todos os inibidores da bomba de protões, são prescritos para o tratamento de úlceras gástricas, gastrites, esofagite e refluxo gastroesofágico.
A sua toma prolongada está associada a deficiência em vitamina B12 e de magnésio e pode provocar alterações da flora intestinal e colites.

Se está a tomar este tipo de fármacos tome vitamina B12 e magnésio e vigie o seu bem-estar intestinal.

  Continuar a ler
Nesta quinzena: Cristina Sales
Quinzena passada: Evolução & Declínio
Está a tomar “..statinas” ?
Está a tomar…? - Rúbricas -  3
Está a tomar…? Cristina Sales
Se está a tomar um medicamento da família das "..statinas" (são exemplo a simvastatina ou a pravastatina), para baixar o nível de colesterol, poderá ter um défice de Coenzima Q10, também denominada Quinona Q10.

Compreender esta situação e conseguir evitar/antecpar consequências, é pois fundamental para a sua saúde!


  Continuar a ler
Quinzena iniciada em 4 de Agosto de 2014: Parar & Pensar
Está a tomar bifosfonatos – medicamentos para a osteoporose?
Está a tomar…? - Rúbricas -  3
Está a tomar…? Cristina Sales
Bifosfonatos é o nome genérico de uma classe de medicamentos amplamente usada para a prevenção e o tratamento da osteoporose associada ao avanço da idade.

São estes alguns dos seus nomes comerciais Fosamax, Fosavance, Adrovance, Protelos, Adronat, Osseor, Sivatca, Bonviva.

Sabia que o seu uso prolongado pode provocar, entre outros riscos, dores articulares e musculo-esqueléticas, fraturas atípicas do fémur e osteonecrose dos maxilares?

  Continuar a ler
Quinzena iniciada em 17 de Junho de 2013: Vitaminas & Minerais
Está a tomar um suplemento vitamínico-mineral com ferro?
Está a tomar…? - Rúbricas -  4
Está a tomar…? Cristina Sales
O ferro é um mineral indispensável para o bom funcionamento sanguíneo.
No entanto, o ferro é um mineral oxidante que aumenta o nosso stress oxidativo o que se agrava na presença de vitamina C.

A toma de um suplemento vitamínico-mineral com ferro pode fazer-lhe mais mal que bem.

  Continuar a ler
Comer ou não comer legumes quando tomamos uma anticoagulante?
Está a tomar…? - Rúbricas -  5
Está a tomar…? Daniela Seabra
Há cada vez mais pessoas a fazer uma terapia anticoagulante.
E muitas destas pessoas são proibidas, pelos seus médicos, de consumir legumes e algumas frutas.

Mas será que é mesmo assim? Será que estes maravilhosos alimentos estão mesmo desaconselhados a todos os que fazem este tipo de medicação? Claro que não! Venha saber mais, e quais os cuidados a ter. 

  Continuar a ler
Quinzena iniciada em 20 de Maio de 2013: Viajar & Conhecer
Está a tomar medicação prolongada e vai viajar…?
Está a tomar…? - Rúbricas -  6
Está a tomar…? Cristina Sales
Se está a fazer um tratamento contínuo com medicamentos e vai viajar deve ter um especial cuidado para poder manter a sua medicação sem alterações ou interrupção durante toda a viagem

Prepare dois conjuntos de medicação para um número de dias adequado.
Transporte-os em malas separadas
Lembre-se dos medicamentos que lhe foram prescritos para eventuais agudizações.
Leve consigo os medicamentos para o dia da viagem.

  Continuar a ler
Quinzena iniciada em 8 de Abril de 2013: Inflamação & Anti-inflamação
Está a tomar um anti-inflamatório?
Está a tomar…? - Rúbricas -  3
Está a tomar…? Cristina Sales
A toma de medicamentos anti-inflamatórios aumenta o risco de insuficiência renal, gastrite, úlcera gástrica, hemorragia digestiva e de enfarte de miocárdio.
Está associada ao agravamento de hipertensão, de asma e dificuldades respiratórias.

Se está a tomar medicação anti-inflamatória, não prolongue o tratamento para além do indicado.
Para minimizar a inflamação crónica considere a adopção de estratégicas não farmacológicas que lhe apresentamos neste artigo.

  Continuar a ler
Quinzena iniciada em 25 de Março de 2013: Pequeninos & Grandotes
Está a tomar um antibiótico?
Está a tomar…? - Rúbricas -  3
Está a tomar…? Cristina Sales
O nosso organismo vive em simbiose, quer dizer em dependência e proveito mútuo, com a flora intestinal, vaginal, da orofaringe e da pele.

A toma recorrente de antibióticos é lesiva para os microrganismos das várias floras, matando-os e alterando a sua constituição.

O efeito lesivo dos antibióticos é especialmente importante na flora vaginal, que pode estar na origem de candidíase, e na flora intestinal concorrendo para alterações digestivas e distúrbios do sistema imunitário.

  Continuar a ler
Quinzena iniciada em 31 de Dezembro de 2012: Começar & Recomeçar
Está a tomar medicamento anti-epileptico?
Está a tomar…? - Rúbricas -  3
Está a tomar…? Cristina Sales
A toma prolongada de medicamentos anti-epilépticos provoca deficiência grave de vitamina B6 e de vitamina D.

Estes déficits são responsáveis, entre outros situação clinicas,  por polineuropatia, osteoporose e aumento de fracturas ósseas.

Se está a tomar medicação para epilepsia necessita de fazer diariamente suplementação com vitamina B 6 e vitamina D.

  Continuar a ler
Quinzena iniciada em 10 de Dezembro de 2012: Dar & Receber
Está a tomar um suplemento vitamínico-mineral com ferro?
Está a tomar…? - Rúbricas -  7
Está a tomar…? Cristina Sales
O ferro é um mineral indispensável para o bom funcionamento sanguíneo.
No entanto, o ferro é um mineral oxidante que aumenta o nosso stress oxidativo o que se agrava na presença de vitamina C.

A toma de um suplemento vitamínico-mineral com ferro pode fazer-lhe mais mal que bem.
 
  Continuar a ler
Quinzena iniciada em 26 de Novembro de 2012: Estudar & Aprender
Está a tomar Ginseng?
Está a tomar…? - Rúbricas -  8
Está a tomar…? Cristina Sales

A toma de Ginseng aumenta a resistência e a capacidade de resposta a situações de stress intenso e melhora a performance física e mental.
Mas deve ter cuidado!
A toma prolongada de Ginseng pode provocar vários efeitos indesejáveis, especialmente cardíacos.
O Giseng interage com vários tipos de fármacos que deve conhecer.

 

  Continuar a ler